Atividades

No passado dia 24 de junho fizemos uma caminhada ao Rio Guadiana (11km – ida e   volta), com o intuito de vermos a bacia hidrográfica, o principal curso de água da  região, bem como a vegetação envolvente. Aproveitámos também para realizar atividades lúdicas. 



rio guadiana








No passado dia 20 de junho deslocámo-nos ao Instituto Politécnico de Beja, com o intuito de realizarmos análises às águas do poço e do barranco, tendo como parâmetros indicadores, o pH, o ferro, os nitratos, os cloretos e a dureza da água.
Esta atividade teve como organizadora a docente Leonor Paiva e como responsáveis as Técnicas do referido instituto, sob orientação da professora Adelaide Almeida.
  


Sensibilização para a Poupança de Água - Jardim de Infância de Serpa



No passado dia 19 de junho dinamizámos uma atividade pública no Jardim de Infância de Serpa, que teve como objetivo dar às crianças uma noção da importância da água e das medidas a tomar para a poupar.


Aqui fica o PowerPoint que apresentámos:
Gotinha de Água

Algumas fotografias das atividades práticas que realizámos:
Avaliação da atividade feita pela Professora:


Inquérito -Recursos Hídricos superficiais e subterrâneos 

Realizámos questionários sobre os recursos hídricos nas freguesias de Vila Nova de São Bento e Salvador, localidade de Santa Iria, inquirindo um total de 20 habitantes, 9 de V.N.S.Bento e 11 de Salvador.Os dados das duas freguesias foram analisados separadamente, de forma a facilitar a sua comparação.

Podemos observar os resultados do questionário nos gráficos que a seguir se mostram.










Inquérito - Hábitos de Poupança de Água


No passado dia 29 de maio realizámos um pequeno inquérito aos alunos e pessoal auxiliar da Escola Secundaria de Serpa sobre os seus hábitos de poupança da água. Visto que vivemos no Alentejo, e a escassez de água  nos últimos anos está a tornar a situação insustentável, torna-se cada vez mais importante adquirir hábitos de poupança de água.Aqui fica o filme que elaborámos com as respostas obtidas.







       

No passado dia 27 de fevereiro deslocámo-nos ao instituto politécnico de Beja, com o intuito de participarmos num minicurso, que tinha como principais objetivos sensibilizar todos os intervenientes para a necessidade da adoção de medidas pessoais que contribuam para a diminuição da produção de lixiviados, caracterizar físico-quimicamente os lixiviados, em alguns parâmetros, dar a conhecer os tratamentos dos lixiviados por aplicação de reações químicas de precipitação, e ainda pelo recurso a fitorremediação, utilizando para o efeito a planta Vetiveria zizaniodes, enraizada em agregados leves de argila expandida.
Esta atividade teve como organizadora a docente Leonor Paiva e como responsáveis as Doutoras Adelaide Almeida e Fátima Carvalho.







No passado dia 20 de fevereiro deslocámo-nos ao instituto politécnico de Beja, com o intuito de participar num minicurso que tinha como tema principal a avaliação ecotoxicológica do efeito de contaminantes nos ecossistemas aquáticos e terrestres.
Esta atividade teve como organizadora a docente Leonor Paiva e como responsáveis as Doutoras Patrícia Palma e Paula Alvarenga.



Relatório do Minicurso "Avaliação ecotoxicológica do efeito de contaminantes nos ecossistemas aquáticos e terrestres"1

Experiências sobre as propriedades da água - Feira do Queijo 
No passado dia 22 de fevereiro estivemos presentes na Feira do Queijo com algumas experiências sobre as propriedades da água que dinamizámos com os  nossos colegas do  primeiro ciclo.
O balanço da actividade foi positivo, uma vez que as crianças que participaram afirmaram ter gostado bastante. Um dos aspectos negativos foi o pequeno número de crianças que compareceram na feira nesse dia.
Ficam aqui algumas fotos das actividades realizadas.








Sem comentários:

Enviar um comentário